Texto original: Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?
José Manuel Moran
Escolhi este texto porque ele traz a emoção na sua essência, busca a valorização humana antes de qualquer coisa. Percebemos na nossa prática do dia-a-dia que o companheirismo e a confiança nas relações interpessoais geram um alto grau de comprometimento e cumplicidade entre as partes envolvidas.
Se formos capazes de mostrar aos nossos alunos que os conteúdos que trabalhamos têm significados, que existe vida para ser vivida além das paredes da sala de aula e que devemos compreendê-la para sermos protagonistas da nossa história, aí sim estaremos fazendo educação de verdade.
Concordo com o autor do texto quando ele se refere às aparências (física e social), para as quais existe uma grande necessidade de atribuir valor para se ter valor, de mentir, de levar vantagem, aparecer na mídia, etc. Através da educação temos o poder de mudar esta conjuntura, permitir que o nosso aluno caminhe por si e acredite em suas possibilidades de maneira equilibrada.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=educa%C3%A7%C3%A3o+afetiva+ou+controladora&spell=1